DIGMA – Digital Marketing for NEETs

Nº do projeto:2021-1-PT02-KA220-YOU-000028838
Coordenação: JumpIN HUB (Portugal)

A Internet é uma componente essencial da comunicação em todo o mundo. Os sítios Web tornaram-se o primeiro ponto de contacto dos clientes para informação e compra de bens ou serviços. Oferece uma série de serviços, particularmente em marketing e publicidade. Segundo o Eurostat, em 2018, em média 26% das empresas da UE empregam pelo menos 10 pessoas na promoção digital (https://bit.ly/36kTRIJ). Durante o encerramento da Pandemia de Covid19, 28% dos europeus que vivem em áreas urbanas utilizavam as compras em linha como canal principal para a compra de produtos alimentares, um aumento de 10% em três meses e está a aumentar (https://bit.ly/2GiRz1s). Consequentemente, as empresas estão a aumentar a sua presença na Internet e a melhorar as suas práticas publicitárias.

Há uma procura cada vez maior de pessoas capazes de trabalhar na área do marketing digital (http://bit.ly/Top8Jobs2020), com 28 milhões de NEET nos países da OCDE à procura de melhores oportunidades de emprego. Em Portugal e na Eslovénia, um terço de todos os empregos ocupados por jovens foram destruídos nos últimos 5 anos (http://bit.ly/NEETjobs).

Com o Projeto DIGMA – Digital Marketing for NEETs pretendemos responder às necessidades dos jovens NEET de serem mais empregáveis no atual mercado de trabalho europeu, através do factor mais procurado, as competências em TIC digitais, especificamente o marketing digital. O projeto irá inovar e criar um novo modelo de aprendizagem de Marketing Digital para os NEET, preparando-os exatamente para o que precisam quando entrarem no mercado no campo do marketing digital. A educação centrar-se-á na formação baseada em problemas e no modelo de “experiência” (job shadowing) entre os países parceiros.

 

Objectivos do projecto

Técnicos de Juventude

  • Ganhar conhecimentos sobre marketing digital
  • Implementar um conjunto de ferramentas e táticas para apoiar o empoderamento dos jovens
  • Novas metodologias de ensino (grupos de responsabilidade, aprendizagem baseada em problemas)
  • Competências TIC no desenvolvimento/utilização de conteúdos
  • Como abordar a implementação do tema em centros de juventude, ONG e gabinetes de emprego e outros estabelecimentos de ensino
  • Desenvolver uma mentalidade de crescimento necessária para se tornar um trabalhador qualificado na indústria do marketing digital
  • Fomentar novas metodologias de ensino (aprendizagem baseada em problemas)

Jovens NEETs (Não em Educação, Emprego ou Formação)

  • Ganhar competências analíticas
  • Aquisição e desenvolvimento de competências em TIC e especificamente competências em marketing digital
  • Ser capaz de trabalhar com anúncios nas redes sociais
  • Criação de conteúdos
  • Compreender a diferença entre a presença digital e a oferta de valor sobre os canais digitais
  • Noções básicas de ferramentas TIC, ferramentas e metodologias de marketing digital
  • Compreender os tipos de marketing digital, Compreender os clientes, Medição e métricas, Conversão, Canais orgânicos, Canais pagos, Email marketing, Affiliate marketing, Marketing de referência.

 

Resultados do projeto

  • Desenvolvimento do programa educacional DIGMA
  • Programa DIGMA Train-the-trainers
  • Livros-guia e desenvolvimento de recursos online