IMPROVE: Preventing Low reading interest

Nº do projeto:2021-1-ES01-KA220-SCH-000027786
Coordenação: FUNDACION XUL PARA LA COMUNICATIONSOCIAL Y EL DESARROLLO (Espanha)

As crianças de hoje lêem menos frequentemente do que qualquer geração anterior e gostam de ler menos do que os jovens leram no passado, de acordo com novas pesquisas.

Verifica-se atualmente que menos crianças gostam de ler, e que isto diminuiu com a idade: quase o dobro de crianças entre os cinco e os oito anos de idade que crianças entre os 14 e os 16 anos de idade disseram que tinham prazer em ler. No total, apenas 53% das crianças disseram que gostavam muito de ler “muito” ou “bastante” – o nível mais baixo desde 2013.

Um relatório baseado num inquérito recente a mais de 8.000 estudantes do ensino primário e secundário inglês investiga porque é que alguns estudantes escolhem ler enquanto outros não o fazem. De acordo com a literatura da investigação, as crianças beneficiam da leitura por prazer de várias maneiras. De acordo com a investigação, o prazer de ler por parte dos jovens está a diminuir. Dadas as actuais preocupações políticas sobre a leitura e os benefícios óbvios da leitura por prazer, é fundamental que se dê mais ênfase ao prazer da leitura tanto na escola como em casa.

Através deste projeto, planeamos:

  1. criar uma cultura em que todos os alunos sejam encorajados a serem leitores entusiasmados. Para apoiar este objetivo, todo o pessoal escolar implementará uma abordagem eficaz, consultando os alunos para aprender os seus interesses e para assegurar que a gama de materiais de leitura disponíveis na escola reflete esses interesses. Estamos cientes de que uma gama diversificada de materiais de leitura encorajará os alunos a ler, por exemplo, websites, banda desenhada e revistas. Envolveremos as crianças no planeamento e entrega de atividades de leitura e biblioteca, campanhas de leitura, oferecendo-lhes a oportunidade de selecionar e adquirir materiais de leitura para a sua utilização.
  2. Considerar como envolver os rapazes na leitura. Para além do incentivo à leitura dos rapazes em torno dos seus interesses pessoais, deve ser dada particular atenção ao envolvimento de pessoal masculino, modelos comunitários e pais. Isto será implementado pelas actividades de formação de professores e colaboração dos pais, que terão como objectivo a partilha de práticas que envolvam os estudantes na criação de uma cultura de leitura.
  3. Considerar como podem apoiar os pais no incentivo à leitura em casa. O papel do lar é importante para todas as crianças. As práticas casa-escola que envolvem com sucesso todos os pais de formas que eles valorizam para reforçar o envolvimento na leitura em casa e na escola dos seus filhos, precisam de ser partilhadas entre as escolas. Tanto os professores como o pessoal escolar podem apoiar este trabalho.

Resultados e benefícios a longo prazo

  • Desenvolver as aptidões e competências dos professores para ajudar os alunos a desenvolverem uma melhor leitura e compreensão;
  • Aumentar a consciência dos alunos de como a leitura está a promover as aptidões de aprendizagem,
  • Desenvolver as aptidões e competências básicas dos jovens estudantes para uma melhor capacidade de leitura e compreensão;
  • Aumentar as aptidões verbais e de escrita;
  • Aumentar a imaginação e a criatividade.
  • Desenvolver o amor pela leitura & Incentivar a leitura digital
  • O programa de formação de professores também pode ser utilizado por outras organizações da comunidade;
  • O guia de boas práticas pode ser tomado como uma referência para estabelecer a estratégia de ensino através da UE
  • Melhorar as competências informáticas através de ferramentas audiovisuais