A visão do projeto: A nossa visão é equipar os jovens com conhecimentos e coragem para iniciar a sua carreira empresarial digital.
Objetivo: Em termos de educação, o empreendedorismo digital abre novas possibilidades para a próxima geração de empresários. Iniciar um novo negócio, ou lançar um novo produto, no mundo comum é dispendioso e arriscado para os principiantes. O mundo digital não só reduz as barreiras para iniciar algo novo, como oferece uma variedade de caminhos para o sucesso.
A melhor maneira de aprender empreendedorismo é obter o conhecimento inicial, depois saber “Como Fazer” e refletir sobre essa experiência.
Problema identificado 1:
O afastamento dos jovens do mercado de trabalho causa problemas económicos que podem levar a maiores problemas de saúde, maior criminalidade e maiores níveis de exclusão social(https://bit.ly/2TUTApz). Os jovens não empregados custam à UE 156 mil milhões de euros em despesas anuais de bem-estar social. As empresas digitais permitem flexibilidade ao mesmo tempo que ganham um rendimento e também requerem frequentemente menos investimento do que as empresas tradicionais feitas de “tijolo e cimento”. Pode começar por ganhar dinheiro online ou mesmo criar um site de comércio eletrónico que venda produtos online.
Problema identificado 2:
A industrialização deu origem ao nosso moderno sistema educativo e à normalização da aprendizagem. Hoje em dia, muitas das nossas características empreendedoras naturais são retiradas de nós – para nos preparar para sermos bons empregados, não empreendedores. (https://bit.ly/YouCanBeDigEntrepreneur). Hoje em dia, as economias desenvolvidas estão a caminhar para uma economia mais fluida, baseada na inovação, onde é necessário um conjunto diferente de competências empresariais – pensamento crítico, persistência, adaptabilidade, criatividade e iniciativa.
Solução – Empreendedorismo digital (ED):
DE é um termo que descreve como o empreendedorismo irá mudar, uma vez que as empresas e a sociedade continuam a ser transformadas pela tecnologia digital (https://bit.ly/LearnDigEntrepreneurship). Destaca as mudanças na prática, teoria e educação empresarial, incluindo:
– Novas formas de encontrar clientes
– Novas formas de gerar receitas e reduzir custos
– Novas fontes de oportunidade, risco e vantagem competitiva
– Novas formas de oferecer produtos e serviços
Em termos de educação, o empreendedorismo digital abre novas possibilidades para formar a próxima geração de empresários. A melhor maneira de aprender empreendedorismo é ‘fazê-lo’ e reflectir sobre essa experiência. Iniciar um novo negócio, ou lançar um novo produto, no mundo comum é dispendioso e arriscado para os principiantes. O mundo digital não só reduz as barreiras para iniciar algo novo, como oferece uma variedade de caminhos para o sucesso.
Objetivos:
1. Mais jovens empregáveis / auto-empregáveis na economia digital
2. Criar a consciência de que o empreendedorismo digital é menos arriscado do que as empresas de tijolo e cimento
3. Aumentar as competências em TIC,
4. Fomentar a educação empresarial.
5. Promover a autoconfiança e a responsabilidade
O grupo-alvo do projecto:
1. Técnicos de Juventude: referentes ao grupo de profissionais do trabalho juvenil, formadores ou líderes em centros de juventude, gabinetes de emprego ou escolas, que lidam diariamente com jovens e/ou NEETs
2. Jovens: referindo-se a uma geração de jovens de 15-30 anos, com especial enfoque nos que estão incluídos no “estatuto NEET” (não no emprego, educação ou formação) e/ou aqueles que querem ser trabalhadores independentes através da criação das suas próprias empresas, que precisam de adquirir conhecimentos básicos e experiência no setor digital, adquirir experiência no campo da economia digital e beneficiar de competências, táticas e ferramentas empresariais digitais.
Em caso de litigio e ao abrigo do Dec. Lei 144/2015, pode recorrer ao Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo. Mais informações em www.consumidor.pt
2023 © Todos os direitos reservados JumpIN Hub
Desenvolvido pela Samsys