DIGITRAIN – Digital Mentoring and Traineeship

Nº do projeto:2021-1-ES01-KA220-VET-000034654
Coordenação: University Oviedo (Espanha)

Data de Inicio 01/03/2022 Data de Fim 01/03/2024

A visão do projecto
A nossa visão é ajudar os estudantes de EFP em áreas remotas/rurais a terem mais oportunidades para que a educação na vida real se torne mais competente nos seus respectivos campos.

Objetivos
O nosso objetivo é desenvolver um programa de tutoria e estágio digital que proporcionará aos estudantes de EFP em áreas remotas (rurais) melhores oportunidades de participar no mundo real dos negócios com um estágio. O Mentoring digital é uma forma muito eficaz de obter ajuda de especialistas remotamente e melhorar quaisquer competências.

Objetivos:
– Desenvolver uma metodologia de tutoria e estágio digital com enfoque nas escolas de EFP rural
– Aumentar o número de estudantes de EFP de áreas remotas (rurais) que participam em projectos da vida real como parte da sua educação
– Encorajar as escolas de EFP a implementar a nova metodologia de estágio digital no seu plano/programa de ensino
– Melhorar a qualidade do ensino do EFP em áreas remotas (rurais) através de uma abordagem inovadora ao estágio e à aprendizagem digital
– Melhor cooperação entre escolas e empresas de EFP

Problema identificado 1 – falta de oportunidades numa zona rural:
Muitos estudantes de escolas rurais enfrentam muitas dificuldades. Algumas são práticas, tais como as longas distâncias que têm de percorrer para aceder à sua educação ou o acesso limitado a recursos e instalações de aprendizagem, tais como bibliotecas ou grandes instituições de ensino. Outras são estruturais, como a rotação de professores e a falta de inovação devido ao facto de os professores permanecerem dentro da sua zona de conforto sem qualquer tipo de estímulo externo https://bit.ly/RuralEdu. Os professores dos bairros socialmente desfavorecidos estão a lidar com estudantes frequentemente mais desafiantes para motivar – http://bit.ly/RuralMotivation

A falta de competências e qualificações educacionais é susceptível de restringir o acesso a vários empregos/carreiras. Em 2015, a taxa de abandono precoce da educação e formação na UE-28 (definida para pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos) atingiu um pico de 12,2% nas zonas rurais, em comparação com 11,5% nas cidades e subúrbios e 9,8% nas cidades. https://bit.ly/3247bgX

Problema identificado 2 – Transformação digital das escolas de EFP:
O EFP visa equipar as pessoas com aptidões e competências, mas muitas das competências que a Europa necessita serão aprendidas no trabalho ou através de experiências práticas. As competências digitais estão entre as mais susceptíveis de serem desenvolvidas no local de trabalho. Os sistemas de EFP precisam de ser flexíveis e eficientes na resposta à transformação e emergência de novas competências digitais. Os sistemas de EFP precisam de se abrir e começar a colaborar com empresas em pequenos projectos e produtos com os seus estudantes. Mas um pré-requisito para tal é a transformação digital – novas competências digitais dos professores e sistemas automatizados de tratamento de documentos. (https://nexa.polito.it/nexacenterfiles/Digital%20Transformation%20and%20VET%20-%20NEXA.pdf)

Solução:
A tutoria digital é uma prática que ultrapassa as práticas normais de inclusão, uma vez que praticamente não existem limites – disponíveis para qualquer pessoa (grupos rurais, sociais mais fracos, desfavorecidos) e pode ajudar a adquirir novos trabalhadores talentosos para as empresas. http://bit.ly/eMentoringEurope. O estagiário não é obrigado a frequentar o local físico onde trabalha, mas sim a trabalhar num projecto específico relacionado com o estudo e com as necessidades da empresa que forneça mentoria. No inquérito, http://bit.ly/RuralStOpportunities autores explicam que este modelo tem a oportunidade de :
Adequar a oferta à procura através da introdução da aprendizagem baseada no trabalho
Os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em qualquer empresa que tenha interesse em cooperar
As empresas resolvem problemas menores em que não têm tempo para trabalhar mas são perfeitos para os estudantes
Ambas as partes estão interessadas em ter um bom resultado de mentoria/estágio

Esta solução cobre todos os problemas identificados – falta de oportunidades para estudantes rurais, melhoria das suas competências, permitindo aos professores entrarem em contacto com especialistas no terreno, e empurrando as escolas de EFP para se tornarem digitalmente competentes / transformadas.