Brainfinity Detectives – Collaborative Problem Solving Challange

Nº do projeto:2022-1-PT01-KA220-SCH-000086691
Coordenação: Agrupamento de Escolas nº 1 de Gondomar (Portugal)

Data de Inicio 01/12/2022 Data de Fim 02/06/2025

A visão do projecto:
A visão do nosso projecto é ajudar os estudantes a pensar criativamente e a resolver problemas de forma independente para poderem prosperar num futuro incerto.

Problema identificado:
A tecnologia está a mudar rapidamente, e o mundo do trabalho mudou com ela. Muitos empregos do passado já desapareceram, e muitos evoluíram. É difícil prever como será a vida daqui a dez ou vinte anos, porque ninguém sabe quão rapidamente a tecnologia se poderá desenvolver até lá. A nossa sociedade actual pode também mudar drasticamente perante os nossos olhos. No entanto, há investigação e especulação sobre as capacidades que as crianças irão necessitar no futuro. As escolas ainda não reagiram a este novo conhecimento. As brocas e os exercícios práticos já não são práticos porque não estão a envolver ou a encorajar as crianças. Como resultado, estão ausentes competências valiosas na mão-de-obra actual, tais como a resolução de problemas, inovação, colaboração, e outras. Muitos especialistas previram que isto era essencial para o sucesso na sociedade de hoje. (Euro Lex: http://bit.ly/EurLexSkills, Fórum Económico: http://bit.ly/FutureJobSkills). Podemos utilizar estas pesquisas como uma direcção no sistema educativo actual e preparar melhor os nossos filhos para o futuro, antes do tempo.

A nossa solução
Tal como apresentado, muitos trabalhos futuros necessitam de capacidades criativas de resolução de problemas e de comunicação, pelo que os estudantes terão de trabalhar e colaborar com e dentro de equipas e apresentar informação a outros. A solução requer:
Fornecer aos professores a metodologia necessária (afastar-se da pedagogia tradicional)
Introduzir desafios divertidos e envolventes de resolução de problemas para os alunos durante as aulas.
Estas situações de aprendizagem devem assemelhar-se a ‘situações de trabalho da vida real’ adaptadas ao ambiente escolar. Os professores precisam de inspirar a criatividade e a formação de equipas para terem sucesso em carreiras futuras que exijam as referidas competências.

Grupos-alvo:
1. Professores de 11 – 14 anos de idade
2. Estudantes, 11 – 14 anos